segunda-feira, 7 de abril de 2008
Ainda sobre contrato de risco...
Algumas agências de publicidade e escritórios de design insistem em trabalhar dentro da "Lei de Gerson", inapropriadamente, diga-se de passagem, solicitando que os estúdios de arte e ilustração façam layouts e estudos "no risco" para projetos desenvolvidos por eles. Acho um absurdo que isso ainda aconteça!
Se uma agência de publicidade ou escritório de design não quer contratar um ilustrador para trabalhar internamente ou através de um fee mensal, ela deve assumir o custo extra de um trabalho de arte. Errôneamente essas empresas acreditam que o profissional deve "investir" em suas empresas em troca de entrarem ou continuarem a prestar serviços e, em alguns casos poder finalizar o projeto, caso aprovado.
Precisamos, urgentemente, fazer algo muito consistente para que essa prática seja abolida do nosso meio.
Orgãos públicos e regulamentadores de classe deveriam tomar providências efetivas.
Fica aqui meu protesto e termino com uma frase de Cacilda Becker:
"Não me peça para dar a única coisa que eu tenho para vender!"
Apoie esssa ideia, divulgue: http://no-spec.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Bom dia Amigo Marco Cortez, aqui é o Lazarini! Concordo plenamente com seu artigo citando e criticando esta postura absurda na qual as agências de publicidade e design insistem em achar que o ilustrador tem obrigação de financiar projetos e idéias nas quais eles sabem que somente nós estudamos e temos condições de realizar tal tarefa. Mas fazer layouts de GRAÇA, sem custo ou mesmo sabendo que o projeto pode ou não ser aprovado, aí já é demais né!!! Recentemente passei por isso aqui, e não quis nem saber cobrei inclusive a gasolina que gastei para ir no cliente!!! APOIADO!!!
Abraços
Lazarini
Antes de qualquer coisa, parabéns pelos trabalhos de primeirissima qualidade...
Qto ao artigo, concordo plenamente e faço a minha parte não aceitando estes "trabalhos de risco", mas infelizmente sempre tem algum "novato" que acaba pegando o trabalho(as vezes até por um preço bem abaixo) e dando continuidade a esse tipo de atividade.
Abs
Marcelo
É isso ai Cortezão!
Concordo inteiramente com vc!
Embora eu não tenha passado por isso, pois trabalho ainda como free para os mesmos estudios há muitos anos, e eles não me colocam nesta situação. Sei que ela existe!
Abração!
Claudio.
Postar um comentário